Os bombeiros voluntários Maicol Oro, da corporação de Concórdia; Vagner Gonçalves e Alexandro José Kmita, da unidade de Caçador, todas localizadas no oeste do Estado, compõem o quadro de novos assessores da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) – os dois primeiros na área de atendimento médico e Kmita, que também é subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, de comando e técnico. Eles participaram do curso de formação realizado em Belo Horizonte (MG), de 25 a 28 do mês passado, juntamente com bombeiros de todo país.
Eles representam as unidades de Caçador e Concórdia e participaram de curso de formação juntamente com profissionais de todo país
O curso teve uma carga horário de 25 horas ministrado por Anderson R. Santos; coronel RR Carlos R. Rodrigues; a coronel BM Karina Homonono e o comandante dos Bombeiros Voluntários da União e vice-presidente da ABRES, Jaime Junior Moser. Os três bombeiros voluntários têm larga experiências em desafios estaduais, nacionais e internacionais de trauma e resgate veicular, de onde trouxeram conquistas representando as corporações voluntárias de Santa Catarina.
Moser explica que os assessores são “árbitros” que acompanham as provas de salvamento veicular e trauma, nos desafios, e aplicam suas avaliações. “Vencida a etapa de formação, passam agora a integrar o quadro efetivo de assessores da ABRES e podem contribuir no desenvolvimento de técnicas e procedimentos de salvamento veicular e trauma, bem como assessorar eventos dentro e fora de Santa Catarina”, disse.
Sobre a ABRES – Criada em 2014 por profissionais médicos, bombeiros, enfermeiros, socorristas e resgatistas, a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) surgiu para aperfeiçoar e estabelecer um padrão nacional de qualidade em técnicas de resgate multidisciplinares que envolvam vítimas encarceradas e acidentes ocorridos em altura, aquáticos ou estruturas colapsadas. A entidade foi criada a partir dos princípios que regem a Organização Mundial de Resgate (WRO – World Rescue Organization), que existe desde 1999.