As corporações de bombeiros voluntários de Pomerode, no Médio Vale do Itajaí – Regional Indaial; Lontras e Presidente Getúlio, no Médio Vale do Itajaí – Regional Ibirama, formaram novas turmas de bombeiros voluntários em outubro. Em Pomerode, a cerimônia de formatura e batismo dos 12 novos integrantes, e em Presidente Getúlio, dos seus oito novos integrantes, ocorreu neste sábado, 23 de outubro. Já em Lontras, os 11 novos bombeiros foram a apresentados à comunidade em uma solenidade no dia 9 deste mês.
A unidade de Pomerode recebeu 12 novos bombeiros; Lontras conta com mais 11 integrantes e, Presidente Getúlio, oito
A turma de novos bombeiros voluntários de Pomerode iniciou o curso de formação em agosto de 2019 e, a partir de março de 2020, a programação foi revisada e parte aulas teóricas precisaram ser ministradas por videoconferência por causa da pandemia do coronavírus que causa a covid-19. Foram 24 meses para que a turma alcançasse as 530 horas de aulas, treinamentos e estágios previstos na grade.
“Esse curso de formação representou um desafio para a corporação, que precisou agregar novas tecnologias para levar adiante. Com a contribuição de cada um, eles prestam agora um serviço de excelência para a comunidade,” disse o comandante Carlos Hein. Com a nova turma o quadro operacional foi ampliado de 55 para 67 bombeiros.
O presidente da Associação, Robson Heidemann, dedicou mensagem especial ao grupo de cinco homens e sete mulheres que agora vestem o uniforme da Unidade 18 entre as filiada a ABVESC. “Ao abraçar esta nova missão, assim como nossos bravos bombeiros que já fazem parte de nossa corporação, vocês enviam uma mensagem de amor e de fé. Tenham certeza de que fazer o bem reverbera e ecoa, e cresce e se expande, e influencia nossa comunidade, nosso Estado e Brasil, fazendo desta missão também um ato de civismo.”
Alto Vale – Desde o último fim de semana, Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio também contam com mais operacionais. A formatura e tradicional batismo de oito integrantes do curso de formação, que iniciou em 2019, foi realizada neste sábado na sede da corporação. A cerimônia foi prestigiada por autoridades, familiares e colegas da unidade.
Para o comandante Alex de Lima, a solenidade foi importante para consolidar os vínculos oficiais dos então alunos do curso de formação e agora bombeiros voluntários para com a Associação. “Ficamos felizes com a formatura desses bombeiros, um sonho para eles e uma realização para a corporação. Agradecemos a cada um pela dedicação e esforço para que agora possam ser chamados de bombeiros voluntários.”
Aniversário – Os Bombeiros Voluntários de Lontras, que neste outubro completam cinco de fundação, comemoraram o aniversário com a formatura de 11 bombeiros voluntários – eles se somam aos grupamentos formados em 2017 e em 2019. A cerimônia do juramento e batismo, realizada no Salão de Eventos dos Idosos, obedeceu os protocolos de restrição de público, distanciamento e uso de acessórios de proteção.
No mesmo evento, a corporação prestou homenagem aos seus fundadores e os instrutores do curso de formação, além de nomear o novo subcomandante, Fabrício Pedroso. A cerimônia contou com a presença do padrinho de turma, Germano Emílio Purnhagen.
O fortalecimento do modelo “bombeiros voluntários”, a ampliação das equipes das corporações e o seu respectivo reequipamento foi enaltecido pelo presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler. “A associação estadual reconhece a iniciativa das corporações em superar obstáculos, como os impostos pela pandemia, e buscar soluções para manter o crescimento do serviço voluntário”, disse. “A ABVESC, por sua vez, está focada em prestar o suporte técnico necessário e recursos para suas filiadas, como o termo de fomento e o de revitalização de ativos celebrados com governo do Estado, o maior da história que, até o fim de 2022, vai trazer R$ 17 milhões para as 31 filiadas.”
Patrimônio – Na formatura dos novos bombeiros voluntários, a corporação de Pomerode apresentou a conclusão da revitalização da unidade de combate a incêndio UCI 18-01, o veículo que permitiu o início das atividades da corporação em 1995, ação prevista no projeto de revitalização da frota iniciado há seis anos. A revitalização custou R$ 165,9 mil e foi custeado com verbas advindas do cumprimento de penas alternativas do Poder Judiciário e contrapartida da própria corporação.
De acordo com o presidente da Associação, Robson Heidemann, o plano estratégico da diretoria e comando para até 2023 prevê, além da renovação da frota – onde a revitalização do primeiro UCI está inserida -, o desenvolvimento pessoal por meio de atividades de capacitação técnica, elaboração e revisão de processos e procedimentos, e atividades para o desenvolvimento de lideranças, atração e retenção dos voluntários e bem-estar. Já no próximo ano devem ser retomadas, por exemplo, as atividades do projeto bombeiros mirins e aspirantes e fanfarra.
A cerimônia de formatura da nova turma de bombeiros voluntário de Pomerode e apresentação do UCI 18-01 revitalizado foi realizada no centro administrativo do Grupo Kyly e contou também com a presença do prefeito, Ércio Kriek; do representante do Fórum da Comarca de Pomerode, Alexandre Antônio Pedron; represente do Poder Legislativo, da PM e familiares dos novos bombeiros voluntários.
Reportagem e fotos: Assessoria de Comunicação e acervo/BVPG/Divulgação Fotos do BV Pomerode: José Roberto da Silva/BV Voluntário Reportagem e fotos: Assessoria BV Lontras/Divulgação