ABVESC prestigia instalação do 16º Batalhão de Bombeiro Militar em Jaraguá do Sul

José Félix Neto (à esq.); João do Santos Júnior; Ivan Frederico Hudler; Giocondo Tagliari Calomeno; tenente-coronel BM Nauro Ricardo Mück; Neilor Vincenzi e Maicon Ewald

O diretor presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, prestigiou a solenidade de instalação do 16º Batalhão de Bombeiro Militar em Jaraguá do Sul, nesta sexta, 23 de janeiro. No mesmo ato, o tenente-coronel BM Nauro Ricardo Mück assumiu o comando da respectiva unidade.

Diretor presidente da ABVESC discursou reforçando os benefícios da colaboração entre os dois modelos de bombeiros

No seu discurso, Hudler destacou o bom relacionamento entre bombeiros militares e voluntários e o resultado dessa cooperação, que é o bom atendimento ao cidadão e preservação do seu patrimônio. “Com a instalação de um quartel em Jaraguá do Sul esperamos ter como objetivo o fortalecimento desta relação, melhoria da qualidade administrativa, agilidade, fortalecimento das instituições, inclusive para os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul”, disse. “A filiada de Jaraguá do Sul está na véspera de completar 60 anos de ótimos trabalhos prestados. A comunidade de Jaraguá, a classe empresarial tem neste modelo de BV grande respeito e admiração.”

João dos Santos Júnio (à esq.); coronel BM Fabiano de Souza; Ivan Frederico Hudler; e o major BM Rodrigo Vanderlinde, comandante da 4ª Cia. BM de Joinville

Ele reforçou, ainda, que a ABVESC é cooperadora do Estado e não concorrente. “Prestamos atendimentos com qualidade, profissionalismo, transparência, com ótimo custo e benefício ao Estado”, observou. “A vítima não tem o mínimo interesse em saber quem a está atendendo. Quer presteza, agilidade e ótimos serviços prestados. A continuidade das operações voluntárias é boa para o cidadão e o estado,” completou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel BM Fabiano de Souza, por sua vez, disse que a instalação do 16º BM em Jaraguá do Sul representa um fortalecimento da parceria com os Voluntários e também avanço hierárquico, institucional e administrativo. “Este batalhão não fará atendimentos operacionais de emergências. Estas atividades são historicamente realizadas pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, que possuem uma história valorosa, relevante, sendo um baluarte em Jaraguá”, ressalvou.

“O 16º Batalhão de BM em Jaraguá do Sul veio com espírito de parceria, de união, de apoio às demandas da região norte. Santa Catarina é reconhecida como um modelo a ser seguido no formato e atuação de bombeiros, sendo o melhor estado do Brasil no atendimento a emergências.”

Ele afirmou que o modelo de parceria será mantido. “Precisamos continuar assim e os BM querem continuar parceiros, colaborativos, com a sociedade e com os Bombeiros Voluntários, que todos os dias exercem a missão de salvar vidas, protegendo patrimônio e meio ambiente, como missão de vida, vocação.”

A ABVESC também foi representada pelo presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Giocondo Tagliari Calomeno; João dos Santos Júnior, comandante geral dos bombeiros voluntários de SC, e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul; Neilor Vincenzi, comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul; Maicon Ewaldo, comandante dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim e coordenador do Comitê Técnico da ABVESC (COTEC); e José Félix Batista Neto, comandante dos Bombeiros Voluntários de Schroeder.

Compartilhe este artigo: