Bombeiros voluntários de SC se destacam em desafio nacional de resgate e trauma

Equipes de trauma e resgate veicular, dos Bombeiros Voluntários de Caçador, comemoram resultado no Desafio Nacional

Os bombeiros voluntários de Santa Catarina voltaram a se destacar no cenário nacional. Desta vez, equipes das unidades de Caçador e Concórdia, ambas localizadas no Oeste do Estado, subiram no podium do 7º Desafio Nacional de Resgate Veicular e Trauma 2025 realizado entre os dias 22 e 26 deste mês, em Vitória (ES). A iniciativa é da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

Equipes de Caçador conquistaram o primeiro lugar no trauma e o troféu de segundo lugar geral no resgate veicular; já a dupla de Concórdia ficou com o segundo lugar no trauma

A equipe de Caçador conquistou o título de campeão geral no trauma e segundo lugar geral no resgate veicular. Já a dupla de Concórdia ficou com o troféu de segundo lugar geral no trauma.  Com esse resultado, garantiram vaga para o Mundial de Resgate Veicular e Trauma 2026, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ). Ao longo das provas, os competidores foram avaliados em critérios como avaliação primária e secundária do paciente, tomada de decisão, comunicação de equipe e execução de protocolos, sempre sob forte pressão de tempo e realismo nos cenários simulados.

O desafio reuniu 24 equipes de 14 estados, integrando bombeiros militares, profissionais do SAMU, representantes de concessionárias de rodovias e bombeiros voluntários, totalizando mais de 200 competidores. Nesta edição, a competição integrou a programação do 1º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária, realizado de 23 a 25 de outubro, no Espírito Santo.

Leia mais:
Bombeiros Voluntários de Caçador vencem o 6º Desafio Estadual de Trauma
Bombeiros Voluntários de Caçador vencem o 6º Desafio Nacional de Trauma 2024
Bombeiros Voluntários de Caçador representaram o Brasil no Mundial da Croácia
Sete corporações de voluntários participam do 3º Latino-americano de Resgate Veicular e Trauma

Dupla de Concórdia, Apolline Parise Mass e Luiz Carlos Benini, exibe o troféu

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Juliano Camillo, observa que o resultado da equipe reflete diretamente a competência operacional dos bombeiros voluntários. “A conquista da Apolline e do Luiz mostra que o padrão de treinamento, a disciplina e o comprometimento do dos Bombeiros Voluntários de Concórdia estão alinhados às melhores práticas do país,” disse. “Temos orgulho da cultura de aprimoramento constante que construímos em Concórdia. Este segundo lugar é um reconhecimento do esforço de toda a instituição e do apoio da comunidade.”

Quem são os bombeiros voluntários que participaram 7º Desafio Nacional de Resgate Veicular e Trauma 2025

Trauma
Caçador Concórdia
Felipe Cristiano Konfidera Apolline Parise Mass
João Guilherme Furquim Luiz Carlos Benini
Resgate Veicular
Caçador
Fernando Adalberto Kuster da Silva
Pedro Henrique Scherer
Tomas Gomes de Oliveira
Felipe Martins
Juliano Pasa
Lucas Fernandes de Lara

 

Compartilhe este artigo: