Conselho dos Comandantes promove encontro em Araquari

Os comandantes das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) participaram, neste sábado, 20 de junho, do segundo encontro do Conselhos dos Comandantes de 2026. Eles foram recepcionados pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Araquari, pertencente a Regional Joinville e localizada na região Nordeste do Estado.

O presidente da corporação, Roberto Felício Xavier, e equipe operacional, deram as boas-vindas ao grupo e apresentaram as novas instalações da unidade, onde estão há três meses. A corporação, com 23 anos de atuação, conta com frota de 15 veículos e 70 bombeiros voluntários no quadro operacional para atender uma população de pouco mais de 52 mil habitantes (IBGE – estimativa 2025). “Estamos felizes em recebê-los na nova casa”, disse.

Na pauta do encontro, temas operacionais e de interesse do grupo como do Comitê Técnico (COTEC), Centro de Ensino e das seis Regionais. O coordenador do COTEC, e comandante dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim, Maicon Ewald, atualizou a agenda de temas em discussão no Comitê, como a norma para uso de brevês, padronização de capacetes e coletes, além da entrega recente do Guia de Procedimento Operacional (GPO) de Segurança na Cena do Atendimento e a colocação em consulta pública do GPO das Cerimônias e Formalidades. “O COTEC faz um trabalho incansável de produção e revisão de normas, dentre elas as demandadas pelo Conselho dos Comandantes”, disse. “O retorno e avaliações deste grupo contribui com nosso trabalho.”

Leia mais:
Conselho dos Comandantes e COTEC fazem primeiro encontro presencial de 2026

O coordenador do Centro de Ensino – organismo que centraliza os núcleos de ensino das corporações – e subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, Maicon Botzan, destacou a realização do primeiro encontro presencial do ano, que ocorreu em paralelo ao do Conselho dos Comandantes. “Neste momento estamos centrados na revisão e complemento da grade curricular do curso de formação de bombeiro voluntário operacional”, informou.

Os assuntos abordados pelas Regionais

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador (sede da Regional Caçador), Anderson Caetano de Souza, falou sobre a realização do 7º Desafio Catarinense de Trauma, que ocorreu de 1 a 3 de maio passado com a participação de 29 duplas. “O evento contribuiu para a evolução e qualificação do atendimento pré-hospitalar. Também fortalece o modelo ‘bombeiro voluntário’”, disse. Segundo ele, os avaliadores atestaram que o nível do atendimento dos bombeiros voluntários de Santa Catarina está acima do padrão do país.  A edição de 2027 será realizada pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul.

A Regional Concórdia trouxe o tema “uniforme multimissão” e os seus benefícios. Segundo Juliano Camillo e Anibaldo Rogelin, comandantes dos Bombeiros Voluntários de Concórdia e Arabutã, respectivamente, a recomendação é para que se adote o uniforme. “Traz mais praticidade quando adotado no emprego recomendado sem  comprometer a segurança”, disse Rogelin. Tanto o uniforme multimissão quanto a padronização dos capacetes seguem na pauta do COTEC.

Secretaria ABVESC e coordenação do Conselho

O secretário executivo da ABVESC, Heitor Ribeiro Filho, por sua vez, atualizou os comandantes sobre a execução do termo de fomento 2025-2026 (TR 324) com o governo do Estado, além de outros assuntos pertinentes ao operacional e da secretaria da associação estadual. Segundo ele, a intenção é encerrar a fase de aplicação dos recursos do TR até o início do próximo semestre.

O coordenador do Conselho dos Comandantes, comandante-geral dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, João dos Santos Júnior, reforçou a importância dos encontros presenciais e as oportunidades de troca de informações e experiências para o fortalecimento do modelo. “A reunião do Conselho de Comandantes, além das pautas operacionais importantes para as unidades, promove a integração e o fortalecimento dos laços de amizade e respeito entre as unidades filiadas à Abvesc”, disse. “O formato itinerante favorece a compreensão do funcionamento e a realidade de cada unidade, projetos futuros e desafios diários enfrentados.”

Sobre o encontro realizado em Araquari, João dos Santos disse que se avançou em temas importantes como a qualificação do atendimento, principalmente por meio do incentivo à participação nos desafios de trauma, além de debater sobre o melhor emprego dos recursos públicos”, disse. “São questões que estão no nosso dia a dia e neste fórum se qualifica o debate.”

Sobre o Conselho dos Comandantes – Representado pelos comandantes das unidades filiadas à ABVESC, mantém um calendário trimestral de reuniões presenciais quando propõe debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações.  ​​

Calendário → Próximos encontros do Conselho dos Comandantes em 2026
Setembro – Regional Jaraguá do Sul, corporação de Corupá
Dezembro – Regional Concórdia​, corporação de Lindóia do Sul

Compartilhe este artigo: