O Conselho dos Comandantes, da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), abriu o calendário de encontros anuais, na manhã deste sábado (25/02/23), recepcionado pela corporação dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul. O evento ocorreu no auditório da Cooperativa de Transportes de Cargas em Geral (Cotracarg) e contou com a presença do vice-prefeito, Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira; do presidente da entidade estadual, Ivan Frederico Hudller; e do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC), Coronel BM Renaldo Onofre Laureano Junior.
Reunião, realizada pelos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, teve a participação do presidente da ABVESC e do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC
O Conselho de Comandantes propõe o debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações. Neste primeiro encontro do ano, entre outros temas, foi definido o calendário dos demais encontros do ano; o modelo de representação dos bombeiros voluntários em atendimento a ocorrências em conjunto e criação de força-tarefa regionais no Estado; e a apresentação do comandante Francisco Vieira de Oliveira, da nova unidade, os Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão, Sul do Estado, instalada em dezembro e que aguarda o processo de filiação.
O comandante geral dos bombeiros voluntários e comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, também fez explanação sobre a participação no 6º Encontro da União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa (UBPLP), organizado pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em novembro do ano passado. Segundo ele, um acordo com a LBP vai permitir, ainda este ano, a participação de bombeiros voluntários em treinamentos na Escola Nacional de Bombeiros, em Sintra. Além disso, corporações de bombeiros dos demais países que integram a União esperam receber ajuda, tanto em treinamento quanto em tecnologia, das entidades catarinenses.
Leia mais: ABVESC representa o Brasil em encontro de bombeiros dos países de língua portuguesa
Relacionamento com o governo do Estado – “O bombeiro voluntário quer ser cooperador, quer ser parceiro do Estado. Não somos concorrentes.” Assim o presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, apresentou o posicionamento do modelo aos comandantes das unidades filiadas e ao comando do CBMSC, convidado no evento. “Não desistimos disso: trabalhar de forma cooperada,” reforçou.
Hudler também informou aos comandantes as ações da ABVESC, em conjunto com a Confederação dos Bombeiros Voluntários (Conabov) diante do PL 4363/2001 – que agora tramita no Senado sob nº 3045/22 – que cria a lei orgânica nacional das polícias militares e dos corpos de bombeiros.
O presidente da ABVESC também falou sobre a abertura das negociações com o Executivo estadual, em conjunto com o CBMSC, para a renovação do termo de fomento que garante recursos para investimentos e custeio das corporações filiadas. Por fim, Hudler lembrou da importância da presença dos bombeiros voluntários na cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Catarinense em Defesa dos Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa (Alesc).
Cooperação – A presença do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC), Coronel BM Renaldo Onofre Laureano Junior – que responde pela atividade operacional das corporações – no encontro do Conselho dos Comandantes foi alinhada quando da visita do comandante geral à ABVESC. O subcomandante reforçou o discurso do comando-geral do CBMSC: “Somos complementares e temos que atuar em conjunto para melhor atender a população.”
Leia mais: ABVESC e CBMSC debatem termos de fomento e cooperação
Nesse sentido, ele lembrou que é graças à parceria entre os dois modelos que Santa Catarina detém uma posição privilegiada quanto ao serviço de bombeiro no cenário nacional, se comparado com os demais Estados. E fez coro com o presidente da ABVESC quanto ao PL 4363. “É factível que os itens políticos do projeto de lei sejam retidos. Se precisa sim de conversa com os demais entes envolvidos.”
Quanto a pauta operacional, ele observou que, as instituições precisam trabalhar sempre em conjunto pelo melhor atendimento. Quanto ao plano de revitalização dos ativos elencados no programa SC Mais Segura, lançado em 2021, informou que haverá necessidade, também, de revisar alguns itens que ainda precisam ser entregues. Por outro lado, parte dos equipamentos, como desencarceradores, já está em fase de desembaraço alfandegário e em breve serão entregues à ABVESC.
Normas – O Comitê Técnico (Cotec), responsável pelas normas e padronização dos procedimentos e processos dos bombeiros voluntários filiados à ABVESC, também realizou a primeira reunião presencial do ano, na véspera do encontro do Conselho de Comandantes, na corporação de São Francisco do Sul. Os integrantes do comitê discutiram as prioridades do ano no tocante à normatização e sequência do trabalho do comitê.
O coordenador do Comitê e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, reportou ao Conselho de Comandantes algumas das deliberações do Comitê, entre elas o desenvolvimento de novas guias de procedimento operacional – segurança em cena e salvamento em altura, bem como a criação de uma calendário anual único que permita a todas as corporações verificar os eventos programados a fim de evitar sobreposições e melhor aproveitamento de todos em treinamentos e capacitações. Por fim, destacou a importância da maior integração do Comitê e Conselho.
Calendário → Calendário dos encontros do Conselho dos Comandantes em 2023
6 de maio | Regional de Caçador |
26 de agosto | Regional de Ibirama |
25 de novembro | Regional de Indaial |